Sobre o Blog

Quem disse que após os trinta a vida fica mais fácil?
Compartilhe das desventuras e sucessos (raros, mas existem!) de uma balzaquiana típica (ou não...)!

sábado, 3 de março de 2012

A vida está definida?

Será que devemos estar com a vida definida após uma certa idade? Será que com 30 anos ou mais ainda temos a chance de recomeçar? Ter um novo amor, um novo emprego, uma nova carreira, novos amigos só são permitidos para os mais jovens?
Apesar do grito da sociedade de que as pessoas maduras devem acomodar-se e seguir com suas vidas, mesmo que estejam infelizes, pois as chances não são as mesmas, o pique já não é o mesmo, discordo veementemente de tal afirmação. (podem jogar as pedras!!!)
Acredito piamente que devemos fazer aquilo que nos traz felicidade. Há dois meses deixei um de meus empregos (sim, muitos de nós temos mais de um emprego pra podermos pagar as contas...), na cara e na coragem, por que não estava feliz nele (e não foi a primeira vez que eu fiz isso...). Durante alguns anos, eu me acomodei por medo de não encontrar outro trabalho, então fui sobrevivendo, até que não deu mais para aguentar e me deram o arrego... Passei esse tempo um pouco mais apertada financeiramente, mas feliz e fiquei aberta ao universo caso aparecessem outras propostas. Esse mês surgiu uma oportunidade que há muito tempo me encantava, mas em priscas eras não achava que era possível. Estou muito, muito feliz! Ansiosa é claro, pois é um campo novo, algo desconhecido, mas feliz!
Outras amigas deixaram seus casamentos que já não funcionavam, carreiras, família, por oportunidades que estão se desenrolando, algumas não na mesma velocidade do que aconteceu comigo, mas estão felizes nessa nova caminhada, e em nenhuma delas (eu me incluo) a idade está sendo um entrave.
Caras amigas balzaquianas, a nossa felicidade, o poder de realização está em cada uma de nós, temos algo a mais - a experiência - e a tranquilidade de lidar com as pedras no caminho. Não esmoreçam, não se acomodem, não se contentem com o mínimo, há um mundo inteiro aqui para ser vivido. Vivam. 


PALCO DA VIDA

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá à falência.
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da  própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer "eu te amo". É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... E, quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência. 
Usar as falhas para lapidar o prazer. 
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama. 
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo!
Fernando Pessoa