Sobre o Blog

Quem disse que após os trinta a vida fica mais fácil?
Compartilhe das desventuras e sucessos (raros, mas existem!) de uma balzaquiana típica (ou não...)!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Existe local para se "achar" um amor?

   Nunca acreditei em amor à primeira vista, nem nunca vivi um, já vivi paixões à primeira vista, aquela coisa de química, que bate no calor do momento, sexos fenomenais, outros nem tanto, um beijo que dá frio na espinha, mas que acaba não agregando...
   Amor pra mim tinha que ter cumplicidade, companheirismo, amizade e paixão tudo junto... Dos que já vivi alguns viraram uma boa lembrança de crescimento emocional, outros um grande carinho e respeito com uma amizade que hoje me é essencial, e alguns, bem, alguns no final das contas não era amor, era cilada... (já dizia um pagode popular).
   Mas porque comecei essa postagem no passado? Porque de repente me vi em uma posição em que quebrar paradigmas era necessário. Por que deveria ter uma fórmula para o amor? Por que ele deveria enquadrar-se em todos esses itens e subitens? Qual seria a maneira certa de amar?
   Uma coisa era certa, para amar era preciso, primeiro, se deixar amar; eu teria que me abrir à possibilidade de encontrar um homem, que talvez me satisfizesse só sexualmente, ou só emocionalmente, ou, se eu tirasse a sorte grande, encontrar um homem que fosse também meu companheiro.
    Decidi, então, diversificar, comecei a cuidar mais de mim, em todos os sentidos, a começar pelo psicológico, tentando descobrir o porquê de ter me apagado e não deixado as pessoas aproximarem-se de mim, tentando perder o medo de me relacionar com homens. Que haveria momentos em que eu sairia magoada novamente, mas era um risco que eu teria que correr quando se procura alguém para dividir a vida.
   Para elevar a auto estima comecei a cuidar mais do meu peso, recorri a uma forcinha da medicina, o balão gástrico, associado a psicoterapia e a nutricionista. Vou iniciar os esportes esta semana e estou aprendendo a direcionar meu estresse para longe da comida!
   Nos relacionamentos, digamos que estou começando a olhar para os outros; hoje me maqueio mais, me arrumo mais, me permito ser olhada e admirada e também procurei meios menos ortodoxos como sites de relacionamento. Procurei o Eharmony, que me pareceu ser bem sério e acabei encontrando pessoas legais. É bem diferente, tenho várias amigas que tiveram relacionamentos de sucesso através de ferramentas on line, outras nem tanto. O mais difícil que acho é a distância, mas enquanto isso vou vivendo o momento, o hoje, tentando não controlar tanto a minha vida.
   No final das contas, tenho certeza apenas de uma coisa, você tem que estar bem consigo mesma para arranjar uma pessoa legal, esse é o primeiro passo, evidência 1A de eficácia. Outro ponto importante é que se você não se mostrar, não se sai do lugar. Tem que ir pra "vitrine", vá a luta, mas sem estresse, deixe tudo caminhar no seu ritmo, não se apoquente com a demora, ou com alguém em particular. Depois dos 30 aprendemos a sermos mais seletivas, aproveite o momento, as paixões e quando chegar a hora, viva o seu grande amor, sem nóias ou picuinhas. Como dizia Lennon/McCartney: "Life is very short and there's no time for fussing and fighting my friend".

sábado, 3 de março de 2012

A vida está definida?

Será que devemos estar com a vida definida após uma certa idade? Será que com 30 anos ou mais ainda temos a chance de recomeçar? Ter um novo amor, um novo emprego, uma nova carreira, novos amigos só são permitidos para os mais jovens?
Apesar do grito da sociedade de que as pessoas maduras devem acomodar-se e seguir com suas vidas, mesmo que estejam infelizes, pois as chances não são as mesmas, o pique já não é o mesmo, discordo veementemente de tal afirmação. (podem jogar as pedras!!!)
Acredito piamente que devemos fazer aquilo que nos traz felicidade. Há dois meses deixei um de meus empregos (sim, muitos de nós temos mais de um emprego pra podermos pagar as contas...), na cara e na coragem, por que não estava feliz nele (e não foi a primeira vez que eu fiz isso...). Durante alguns anos, eu me acomodei por medo de não encontrar outro trabalho, então fui sobrevivendo, até que não deu mais para aguentar e me deram o arrego... Passei esse tempo um pouco mais apertada financeiramente, mas feliz e fiquei aberta ao universo caso aparecessem outras propostas. Esse mês surgiu uma oportunidade que há muito tempo me encantava, mas em priscas eras não achava que era possível. Estou muito, muito feliz! Ansiosa é claro, pois é um campo novo, algo desconhecido, mas feliz!
Outras amigas deixaram seus casamentos que já não funcionavam, carreiras, família, por oportunidades que estão se desenrolando, algumas não na mesma velocidade do que aconteceu comigo, mas estão felizes nessa nova caminhada, e em nenhuma delas (eu me incluo) a idade está sendo um entrave.
Caras amigas balzaquianas, a nossa felicidade, o poder de realização está em cada uma de nós, temos algo a mais - a experiência - e a tranquilidade de lidar com as pedras no caminho. Não esmoreçam, não se acomodem, não se contentem com o mínimo, há um mundo inteiro aqui para ser vivido. Vivam. 


PALCO DA VIDA

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá à falência.
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da  própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer "eu te amo". É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... E, quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência. 
Usar as falhas para lapidar o prazer. 
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama. 
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo!
Fernando Pessoa

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os bons morrem jovens

Esse pedacinho da música de Renato Russo reflete muito o dia de hoje.
Hoje a terra ficou mais triste e o céu mais alegre. Minha querida colega, Jac, desencarnou, deixou esse mundo de sofrimento para brilhar no seu céu de nuvens de cristais Swarovsky. Um loosho, como só ela sempre foi.
Fico pensando em quantos amigos já perdi nessa minha ainda breve vida. Perdi alguns para o trânsito, outros para doenças como câncer e alguns para doenças psiquiátricas... Perdi a presença física deles, mas em espírito guardo-os todos aqui, nesse coração teimoso e nostálgico.
Sei que o tempo vai passar e essas perdas vão se tornar mais frequentes e a saudade será que fica mais fácil de lidar? Não sei.
Ouvi muitas pessoas falarem em como devemos viver nossa vida como se fosse o último dia, já há algum tempo tenho tentado ter mais prazer na minha vida, os mais simples, e tentar aceitá-los sem culpa, sem estigmatizá-los como perda de tempo. Mas é difícil, viu...
Desde o ano passado estou estreitando os laços com meus amigos queridos e deixando pra lá o que me estressava. Acho que vou continuar tentando fazer isso. Algo que há muito tempo venho protelando é a importância da espiritualidade na minha vida, algo em que pensei bastante nessa semana.
O que tenho notado é que o mais importante é fazer o bem, viver feliz e fazer as outras pessoas felizes. Desse jeito quando chegar nossa hora de ir (pois todos vamos embora algum dia) vamos deixar o legado mais rico, um lugar querido no coração de alguém.
Vai com Deus Jac. Um beijo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A culpa é da novela das 8...

Essa é uma frase que ouvi de uma grande amiga que disse: "A culpa é da novela das 8, nela mostra que a gente sempre encontra alguém e se formos boazinhas nós teremos sempre um final feliz."

Conversávamos sobre isso há alguns anos, quando eu pensava que a felicidade tinha um limite de início, os 30! Aos trinta eu teria que ter o emprego perfeito, já estar casada com alguém que me amasse loucamente, pensando no nome do 1o filho e pagando as prestações de nosso apartamento projetado e super in!

Adivinha... Obviamente, nada deu certo, hoje já tenho 36 anos, não tenho namorado, nem fica, nem PA, não beijo há 01 ano (avalie o resto...), moro de aluguel, tenho 02 gatos e me desdobro em 02 empregos pra pagar as contas...

Mas nem tudo são espinhos, tenho um emprego público com estabilidade, viajo bastante e nesses anos de solteira já conheci um pedacinho de mundo, tenho amigos presentes e amorosos que estão sempre do meu lado, mesmo que seja pra me dar uns cascudos de vez em quando! rsrsrs

Muita coisa aconteceu nesses 06 anos pós-trinta, que não daria para colocar nesse post (vou ver se desdobro depois), mas o que quero deixar bem claro e que aprendi após muito custo, só depois dos 35, é que a vida na verdade COMEÇA aos 30. Nós não precisamos ter nada superdefinido, a maioria não tem,  o importante é viver, e viver bem, e ESQUECER A NOVELA DAS 8! Faça sua própria estória! :)

E citando Vanessa da Mata:
"Eu perdi o meu amor para uma novela das oito
Desde essa desilusão eu me desiludi
O meu coração
Palpita aparte poupando-me de um pouco de sonhos
Depois desse desengano"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pêlos para que tê-los

A cada 21 dias tenho certeza que a mulher é a perfeita descendente do (a) macaco (a). Lembro de uma vez em que estava conversando com um amigo e ele ficara abismado por que nós mulheres depilávamos as sobrancelhas... Sim, isso acontece e muito mais!
Quando eu iniciei a via crucis da depilação ainda era a frio, mas me disseram que após alguns anos os pelos iriam diminuir, desde então eu vinha encarando o martírio de maneira nobre...  (aliás tenho certeza que quem inventou os métodos de depilação ou era homem, ou odiava as mulheres!!!) Hoje, 21 anos depois, os pelos continuam lá!!! Eles vão diminuindo apenas no local onde não dói!!! Pode tamanha injustiça?
E não bastando você encarar todo mês depilar a cava do contorno, e outros locais péssimos que o horário não me deixa falar, ainda vão surgindo pelinhos em locais completamente inusitados (queixo, mamilos, etc...). Ahhhhhhhh!
A única esperança é que se invente algo que possa fazer este processo humanamente suportável. Sim, por que até a depilação a laser, arde pra caramba, tem que fazer mais de uma sessão e dói a valer no bolso...
Mas, sabe o que é pior, é que apesar de tudo isto continuamos lá, mensalmente, para podermos usar regatas, biquinis e despertar a atenção masculina, a inveja feminina e aumentar a auto estima! Portanto: FORA OS PÊLOS!!! (pode puxar, mas dá pra deixar a pinça pra depois?)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Resolvi postar hoje uma crônica de Mário Prata sobre as mulheres de trinta, por que nem tudo são espinhos...

MÁRIO PRATA

As mulheres de 30



O que mais as espanta é que, de repente, elas percebem que já são balzaquianas. Mas poucas balzacas leram A Mulher de Trinta, de Honoré de Balzac, escrito há mais de 150 anos. Olhe o que ele diz:
'Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer'.

Madame Bovary, outra francesa trintona, era tão maravilhosa que seu criador chegou a dizer diante dos tribunais: 'Madame Bovary c'est moi'. E a Marilyn Monroe, que fez tudo aquilo entre 30 e 40?

Mas voltemos a nossa mulher de 30, a brasileira-tropicana, aquela que podemos encontrar na frente das escolas pegando os filhos ou num balcão de bar bebendo um chope sozinha. Sim, a mulher de 30 bebe. A mulher de 30 é morena. Quando resolve fazer a besteira de tingir os cabelos de amarelo-hebe passa, automaticamente, a ter 40. E o que mais encanta nas de 30 é que parece que nunca vão perder aquele jeitinho que trouxeram dos 20. Mas, para isso, como elas se preocupam com a barriguinha!

A mulher de 30 está para se separar. Ou já se separou. São raras as mulheres que passam por esta faixa sem terminar um casamento. Em compensação, ainda antes dos 40 elas arrumam o segundo e definitivo.
A grande maioria tem dois filhos. Geralmente um casal. As que ainda não tiveram filhos se tornam um perigo, quando estão ali pelos 35. Periga pegarem o primeiro quarentão que encontrarem pela frente. Elas querem casar.

Elas talvez não saibam, mas são as mais bonitas das mulheres. Acho até que a idade mínima para concurso de miss deveria ser 30 anos. Desfilam como gazelas, embora eu nunca tenha visto uma (gazela). Sorriem e nos olham com uns olhos claros. Já notou que elas têm olhos claros? E as que usam uns cabelos longos e ondulados e ficam a todo momento jogando as melenas para trás? É de matar.

O problema com esta faixa de idade é achar uma que não esteja terminando alguma tese ou TCC. E eu pergunto: existe algo mais excitante do que uma médica de 32 anos, toda de branco, com o estetoscópio balançando no decote de seu jaleco diante daqueles hirtos seios? E mulher de 30 guiando jipe? Covardia.

A mulher de 30 ainda não fez plástica. Não precisa. Está com tudo em cima. Ela, ao contrário das de 20, nunca ficou. Quando resolve, vai pra valer. Faz sexo como se fosse a última vez. A mulher de 30 morde, grita, sua como ninguém. Não finge. Mata o homem, tenha ele 20 ou 50. E o hálito, então? É fresco. E os pelinhos nas costas, lá pra baixo, que mais parecem pele de pêssego, como diria o Machado se referindo a Helena, que, infelizmente, nunca chegou aos 30?

Mas o que mais me encanta nas mulheres de 30 é a independência. Moram sozinhas e suas casas têm ainda um frescor das de 20 e a maturidade das de 40. Adoram flores e um cachorrinho pequeno. Curtem janelas abertas. Elas sabem escolher um travesseiro. E amam quem querem, à hora que querem e onde querem. E o mais importante: do jeito que desejam.

São fortes as mulheres de 30. E não têm pressa pra nada. Sabem aonde vão chegar. E sempre chegam.

Chegam lá atrás, no Balzac: 'A mulher de 30 anos satisfaz tudo'.

Ponto. Pra elas.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Uma luta contra o tempo...

Gostaria de dizer a você, querida amiga, que os 30 anos serão os melhores de sua vida... Vamos expor alguns fatos e deixar a você a decisão de que rumo tomar nesta fase, como dizer, única (para não falar aterrorizante!). Calma, não se desespere!!! (ainda...)

1. Gravidade - Sim, ela existe. Quando você fizer exatamente 30 anos e 1 segundo de vida, sentirá os efeitos inquestionáveis desta força que tudo atrai para baixo. Seus peitos empinados e bunda durinha, de repente passam a insistentemente querer apontar para o chão, e quando você menos espera estará comprando uma bermuda lupo ou, então, fazendo uma lipo...

2. Dermatologista - Comece sua poupança para este profissional indispensável em sua vida! Por incrível que pareça algumas mulheres aos 30 anos começam a ter espinhas... Eu sou uma que não tive durante a adolescência e fui presenteada após ser balzaquiana, além é claro das manchas solares (fruto da utilização de Rayto del Sol na sua adolescência - para quem não lembra, era um bronzeador argentino que nos deixava com uma cor alaranjada... o ó!), peelings para tiras as células mortas e dar uma esticadinha na pele que começa a ficar flácida (isso se você não passar direto ao botox!).

3. Psicólogo - É o melhor amigo da mulher de trinta, com ele você vai tentar entender e, óbvio, não conseguir, o porquê que você ainda não conseguiu aquela vida perfeita de novela das oito, um emprego com um salário maravilhoso, um galã de apetite sexual incontrolável e rico como marido, um corpo perfeito sem o menor esforço, uma família de porta retrato. (Maldito Manoel Carlos!)

Mas nem tudo são lágrimas, você vai viver muitas aventuras, vai ter muitos amores e vai compartilhar cada momento com amigos que você tem certeza que pode contar! (Sonha Alice! rsrsrs)